Aguarde, carregando...

Saiba como trocar a resistência do seu chuveiro elétrico ainda hoje!

Saiba como trocar a resistência do seu chuveiro elétrico ainda hoje!
Bernardo Sohne
Por: Bernardo Sohne
Dia 28/07/2022 16h23

Faça frio ou calor, não da para ficar sem um banhozinho!

Quem tem chuveiro elétrico em casa sabe que, de tempos em tempos, a resistência desse objeto precisa ser trocada, pois queima. Seja por troca de temperaturas ou pela idade do item, é passível de queimar. Mas você sabe como trocar resistência de chuveiro?

Bem, caso não saiba, o blog do Trice está aqui para te ajudar! Vamos ensinar a trocar a resistência do seu chuveiro com um passo a passo bem simples! Afinal, nem sempre existem pessoas por perto para ajudar, não é? Então, vamos lá!

 

Por que a resistência queima? Entenda tudo!

Naqueles dias de temperaturas baixas, é normal que usemos o chuveiro com a água bem quente, não é? E, muitas vezes, ficamos preocupados se a resistência ou os fios pegarão fogo por causa do alto desempenho necessário para esquentar a água, sendo que os chuveiros são feitos especialmente para isso!

Mas não se engane que a troca de temperatura pode ser feita com o chuveiro ligado! Fazer a troca com o aparelho funcionando causa um centelhamento e forma alguns arcos pequenos no polo do chuveiro, acarretando no desgaste a longo prazo até que a resistência queime.

Além disso, trocar a temperatura com o chuveiro ligado é tão perigoso que pode levar ao óbito, caso o sujeito leve algum choque, isso porque pode acontecer de ter um fio com mau contato. Se esse fio der um curto circuito e tiver algum contato com água, é choque de alta tensão na certa!

Também é muito comum dias em que o frio não é tão extremo e que não exigem uma troca de temperatura do chuveiro, por isso, apenas fechamos mais o registro para diminuir o fluxo de água e, consequentemente, esquentá-la mais.

Entretanto, essa diminuição do fluxo pode queimar a resistência também! Forçando o diafragma que liga e desliga o chuveiro a trabalhar mais visto que o baixo volume de água acarreta em desgaste por alta temperatura, como ressecamento e travamento, consequentemente queimando a peça.

Além desses motivos, existem muitos outros que ocasionam na queima da resistência, como ar na tubulação e utilizar peças paralelas. Então, evite, a todo custo, cometer esses erros para garantir seu chuveiro funcionando por mais tempo!

Caso aconteça de a água parar de esquentar por causa da resistência, você está sabendo que é por algum dos motivos exemplificados acima!

 

Saiba como trocar a resistência do seu chuveiro elétrico ainda hoje!

 

Como trocar a resistência do chuveiro: passo a passo simples!

Aprender como consertar chuveiro é uma das coisas primordiais quando se vai morar sozinho(a) ou quando sua família não fica muito tempo em casa. Se acontecer da resistência queimar quando você está tomando um banho quente naqueles dias frios, como prosseguir?

Ninguém merece tomar banho gelado, não é? Principalmente porque, dependendo da estação do ano e de sua imunidade, você estará sujeito a pegar resfriados. Então, confira 7 passos para trocar resistência de chuveiro que preparamos:

 

1. Confirme se a água não está esquentando

Nem sempre é comum, mas é perfeitamente possível que um dos níveis de temperatura da água estrague enquanto os outros continuam funcionando, então, verifique se foi isso que aconteceu ou se a resistência queimou mesmo.

Teste todas as temperaturas, mas lembre-se de desligar o chuveiro sempre que for trocar! Se em todas as chaves, a temperatura continua igual, então é um caso de troca de resistência.

 

2. Desligue a energia da casa

Eletricidade e água é coisa séria, por isso nunca troque nada de fiação e tomadas com a energia funcionando. Procure a caixa de distribuição de energia da sua casa – geralmente fica no exterior perto do muro ou do portão, mas existem casas em que essa caixa fica em um lugar mais acessível, como corredores.

Localizou a caixa de distribuição de energia? Mude o disjuntor para desligar. Com tudo seguro, você pode pensar em começar a trocar a resistência.

 

3. Separe os materiais e prepare o ambiente

Mesmo com a energia da casa desligada, é importante secar o banheiro, principalmente aquelas poças que ficam acumuladas dentro do box para que não haja escorregões e quedas.

Para trocar a resistência do seu chuveiro, você vai precisar de:

· Uma resistência nova – é claro – de acordo com a marca e modelo de seu chuveiro;

· Uma escovinha daquelas que você usa para lavar roupas e outros itens para limpar os buracos por onde a água passa;

· Uma chave de fenda;

· Um alicate de tamanho pequeno;

· Um banco ou uma escada, se você for uma pessoa baixa.

 

4. Desconecte o chuveiro dos fios e o abra

Com a energia desligada e as mãos cobertas com luvas, de preferência de borracha para não conduzir eletricidade, desconecte o chuveiro da fiação elétrica e o leve para uma superfície plana para que você consiga mexer melhor.

Abra o aparelho retirando o espalhador, com muita atenção para não danificar a borracha, senão acontecerão vazamentos, e, com a ajuda do alicate, remova a resistência queimada, mas não se esqueça de decorar sua posição! Você pode usar o celular para fazer uma foto da resistência atual para não ter erros quando instalar a outra.

 

5. Limpe o chuveiro

Com ajuda da escovinha que separou, esfregue as partes do chuveiro para que as possíveis sujeiras que entopem o espalhador saiam. Caso esteja difícil, opte por usar uma agulha ou um alfinete para desobstruir os furos.

Você pode aproveitar e desconectar o chuveirinho para limpá-lo também. É importante para a sua saúde que tudo esteja o mais limpo possível, principalmente por ser algo que você utiliza todo dia.

Isso não tem muito a ver com a troca da resistência, mas é um passo importante para manter a qualidade do aparelho e você aproveitar o tempo e a ocasião.

 

6. Conecte a nova resistência

Novamente com a ajuda do alicate, verifique a posição correta que a resistência deve ficar e a encaixe com muito cuidado. Quando garantir que ela está bem encaixada e firme, pode começar a montar o chuveiro novamente.

 

7. Ligue o registro

Após montar o chuveiro e ligá-lo novamente à fiação, abra o registro e deixe ligado por algum tempo para que o ar saia da câmara e que essa seja enchida novamente com água, evitando que a nova resistência queime.

Se a água cair normalmente, desligue o chuveiro e vá até a caixa de distribuição de energia para ligá-la. Ligue novamente o chuveiro e observe se, em todas as chaves, a água esquentará – se acontecer, o seu chuveiro está pronto para uso! Caso contrário, repita os processos.


 Saiba como trocar a resistência do seu chuveiro elétrico ainda hoje!



Viu como não é tão difícil? Basta seguir esse passo a passo quando a resistência queimar, que, em pouco tempo, seu chuveiro estará novamente pronto para o uso!

 

 

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e obtenha ainda mais dicas de controle para suas contas.